Tempo de leitura: 2 minutos
Frequência e Decibéis
Apesar da confusão que cerca os termos frequência e decibéis, a verdade é que um tem pouco a ver com o outro. A frequência de um som mostra o quanto ele é grave ou agudo, enquanto os decibéis indicam o volume.
Este último conceito é uma importante referência para nossa saúde auditiva. De acordo com o valor dos decibéis (dB), podemos saber quando um som está muito alto para nossos ouvidos.
Barulhos acima de 110 dB – a “pauleira” de um show de rock ou um som no talo, por exemplo – podem provocar perdas auditivas irreparáveis em menos de 30 minutos.
Se o ruído ultrapassar 160 dB, como durante uma explosão de fogos de artifício a 1 metro de distância, ficar perto nem que seja por uma fração de segundo pode levar ao rompimento do tímpano (veja outros exemplos no quadro ao lado).
A frequência é uma grandeza mais abstrata, mas também perceptível aos nossos ouvidos. Vamos começar lembrando que, em um certo sentido, as ondas sonoras são como as ondas do mar: elas oscilam para cima e para baixo, em uma sucessão de picos e depressões.
Graves e Agudos
As ondas de som são transmitidas pelo ar como se fossem ondas marítimas, oscilando para cima e para baixo. A frequência indica o intervalo entre dois pontos altos (os picos) da onda. Sua unidade de medida, o hertz (Hz), mostra quantas vezes a onda oscila por segundo. Quanto menor a distância entre os picos, maior a frequência e mais agudo é o som.
Alto e bom som
Outra importante grandeza sonora é o volume, que indica algo como a “altura” da onda, ou o tamanho de cada pico e de cada depressão. A medida é simples: quanto mais “alta” a onda, maior o volume, maior a quantidade de decibéis (dB), sua unidade de medida. Mas a escala dessa unidade não é linear: a cada três decibéis, a intensidade do som dobra.
Os instrumentos que não conseguimos acompanhar a faixa frequência
Tecla mais grave do piano – 30 Hz
Baixo* – 60 Hz
Violão* – 300 Hz
Violino* – 1 000 Hz
Tom mais agudo de um soprano – 1 500 Hz
Tecla mais aguda do piano – 4 000 Hz
*frequências médias
Paulada nos ouvidos
Barulhos acima de 110 decibéis podem prejudicar a audição:
Sussurro – 20 dB
Conversa normal – 60 dB
Aspirador – 80 dB
Show de rock – 120 dB
Avião caça decolando (a 20 metros de distância) – 140 dB
Agora, acho que está preparado para entender o que realmente é Faixa de Frequência [Nesta Página]