Tempo de leitura: 2 minutos
Diferença das guitarras vintage para as guitarras modernas
Há muito tempo que guitarras vintage são febre entre músicos do mundo todo. A valorização da guitarra vintage cresceu tanto que diversos fabricantes de instrumentos começaram a produzir guitarras com aspecto envelhecido, e acessórios com características antigas, tudo para remeter a uma guitarra vintage. Mas até que ponto guitarras vintage são melhores que guitarras modernas?
Significado de Vintage
O termo vintage, foi criado na indústria do vinho para definir a data da colheita. Este termo é uma combinação de Vint (of the vine = do vinho) com age (time of creation = idade). Hoje em dia o termo Vintage é empregado por colecionadores de carros, roupas, móveis, instrumentos musicais, ente outros, para representar uma peça antiga, original, e “amadurecida”, que tenha marcado época.
A diferença na madeira
É inegável que guitarras vintage possuem madeiras de melhor qualidade, pois antigamente não haviam restrições quanto ao uso de certos tipos de madeira, além de um mercado madeireiro com uma oferta muito maior de escolha. Além disso, o uso cada vez maior de adubos aceleradores de crescimento, fez com que a madeira perdesse algumas qualidades, se comparado com as madeiras usadas nas guitarras vintage.
Outro fator importante é que com o crescimento das fábricas automatizadas, avanço da tecnologia e a produção em larga escala, o primor que antes era empregado em cada instrumento teve significativa queda, assim levando a maior valorização de guitarras vintage e guitarras “Custom Shop”.
Por outro lado, ao escolher uma guitarra vintage, sempre leve em consideração que muito provavelmente ela fora construída baseada no uso, nas técnicas, na tecnologia e no emprego que o instrumentista necessitava e utilizava na época da construção. Por exemplo, uma guitarra vintage da Fender, modelo stratocaster original dos anos 70, possui um abaulamento de sua escala tão acentuado, que se as cordas estiverem baixas fica impossível dar um Bend sem trastejar.
O que mudou nas modernas?
Já as guitarras modernas, que com os avanços tecnológicos, por um lado perderam em primor artístico e individualidade em cada peça, ganharam com partes elétricas mais bem feitas, acessórios como pontes, trêmulos e tarraxas ganharam em estabilidade e afinação, e captadores com menos ruídos e com maiores opções de ligação e configuração.
Juntando passado e futuro
Pensando em obter um melhor desempenho de seu instrumento, misturar o vintage com o moderno, parece ser a melhor opção para desfrutar os benefícios de ambas as partes. Porém, ao modernizar uma guitarra vintage original, ela pode perder o valor no mercado, pela mudança da originalidade e do propósito.
Portanto, tanto as guitarras vintage quanto as modernas tem seus benefícios, é uma simples questão de gosto e de qual será a finalidade do instrumento.