Tempo de leitura: 5 minutos
Banda EX4 realiza projetos em escolas abordando assuntos como bullying, repressão, violência e uso de drogas.
Diante dos recentes – e nefastos – acontecimentos dentro de escolas e diante de uma onda de ansiedade e vários outros transtornos entre crianças e adolescentes, fica mais do que clara a necessidade de que se propague que a MÚSICA tem poder de transformação.
Uma banda de Rock formada em Goiânia e radicada em São Paulo há quase 20 anos, direcionou o foco de sua carreira para abordar, confrontar e apresentar atividades relacionadas à música como forma de conscientização, valorização da vida e resgate social.
Estamos falando da Banda EX4, que idealizou e executa o projeto “MÚSICA EM AÇÃO”.
A Banda EX4 tem como seu maior diferencial o engajamento de seus integrantes em causas e projetos de desenvolvimento humano e valorização da vida.
Já foram embaixadores da luta contra o câncer infantil através da “Casa Hope”, tendo reconhecimento da grande mídia por esta ação, além de terem recebido por duas vezes o “Prêmio Master da Prevenção” em solenidades na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o título de “Embaixadores da Juventude” pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.
A banda, que desenvolve projetos socioculturais em atividade desde 2007, realiza em escolas da rede pública e privada, ações envolvendo estudantes, usando a música como ferramenta de socialização e principal veículo de comunicação.
As ações englobam um evento de sensibilização onde são feitas intervenções pelos integrantes da banda abordando assuntos como bullying, violência, uso e abuso de drogas, depressão, automutilação e suicídio. Na ocasião é proposta uma redação aos alunos sobre o tema “Você acredita que a música pode transformar a vida das pessoas?”
Todas as redações são lidas pelos integrantes e as histórias de maior engajamento com a música são premiadas com instrumentos musicais e também com fones EDIFIER!
Em outro momento a banda retorna à escola para realização de uma oficina cultural com momentos de experimentação musical.
Para esse momento, os fones EDIFIER H840 fazem toda a diferença:
Vários alunos, com grande curiosidade para ter seu primeiro contato com algum instrumento musical, deixam de ter essa experiência por conta da timidez. Teclados e baterias eletrônicas conectadas aos EDIFIER H840, proporcionam aos alunos um contato com o som com a melhor qualidade e a gente se orgulha muito de fazer parte de tudo isso, pois muito além da marca ou dos produtos, fazer parte de ações que impactam e transformam vidas faz parte da nossa missão!
Simultaneamente às ações de sensibilização e oficinas culturais, pessoas indicadas pelo corpo docente da escola recebem um material de capacitação para agentes multiplicadores “Música em Ação” e participam de um workshop, onde tem acesso a um conteúdo programático para continuidade e fomento das ações socioculturais dentro do ambiente escolar.
– A quebra de paradigmas e a desassociação do Rock como um gênero musical ligado pejorativamente ao consumo de drogas, álcool e a uma vida desregrada. Com seus depoimentos, a banda prova que é possível fazer o contrário do que é esperado por parte de uma sociedade opressora. Não aceitar rótulos impostos por terceiros pode significar o início de uma nova história onde o resgate da autoestima torna-se o maior passo para que o adolescente e o jovem, com uma opinião definida sobre sua vida e seus valores, não se torne vulnerável diante das possibilidades de alienação, que posteriormente levam à escravidão física e psíquica, que a dependência química pode causar.
– Outro pilar que torna este evento único é o fato de que a banda, mesmo com todo o conteúdo de resgate social, não possui qualquer vínculo com entidades religiosas de qualquer espécie, inclusive, já tendo recebido laudos expedidos por gestores da educação, diretores de seccionais de ensino e de acompanhamento psicopedagógico atestando o cumprimento das Diretrizes Nacionais de Educação Pública. No caso de uma Unidade de Ensino no formato Confessional, o fato de que a banda não levanta qualquer tipo de bandeira religiosa, torna o evento viável, uma vez que em se tratando de uma estrutura ligada a determinado segmento religioso, os estudantes eventualmente já se depararam com ações similares promovidas por grupos inseridos em seu contexto religioso.
Para realização das ações, os integrantes receberam formação do PROERD – POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO / DIPE/DENARC – POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO e pelo reconhecimento de suas ações, os integrantes já foram condecorados com o título de “Embaixadores da Prevenção”, pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e dois “Prêmios Master da Prevenção”, pela Liga da Prevenção.
Outro diferencial da banda EX4 é a execução, resgate e proposta cívica através do Hino Nacional Brasileiro.
A banda, em uma ação de vanguarda, foi a primeira a registrar nos órgãos competentes, a versão “Rock” do Hino Nacional e usa em suas ações socioculturais, o teor histórico da letra do Hino em um novo arranjo que estabelece um vínculo, cria identidade com o público alvo e vem cada vez mais atraindo a atenção da sociedade.
Os resultados das ações são expressivos:
– 335 eventos de sensibilização em diversos estados brasileiros;
– 230.000 estudantes impactados diretamente;
– 70 Oficinas Culturais;
– 22.000 participantes nas oficinas;
– 300 Instrumentos musicais doados;
– 86.000 CD’s distribuídos gratuitamente.
Instagram / Facebook / Twitter: @bandaex4
Website oficial: www.ex4.com.br